top
logo


Parlamento dos Jovens PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por M@C   
Quinta, 07 Março 2013 13:25

 

Parlamento dos Jovens

 

                A aplicação do programa Parlamento dos Jovens nas escolas é de um profundo interesse para a construção de uma cidadania mais participada. São objetivos do projeto: incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. 

                Este ano, o Parlamento dos Jovens contou, na EB 2, 3 de Paredes, com a coordenação das professoras Cristina Santos e Emília Neto e envolveu um total de 250 alunos distribuídos por 25 listas que se apresentaram a sufrágio, em contexto escolar, com propostas de medidas potenciadoras para Ultrapassar a Crise.

                Para além da elevação que os alunos souberam imprimir a todos os processos que diretamente os envolveram – conceção das listas e das medidas a sufragar, campanha eleitoral, eleições, sessão escolar e participação nos eventos, neste âmbito, promovidos pela escola -, a escola envolveu-se genericamente, toda ela, em torno deste educativo – logo, pertinente - programa. A preeminente colaboração dos Diretores de Turma proporcionou situações de debate, nos tempos de Formação Cívica, acerca do tema em análise para este ano letivo: Ultrapassar a crise.

                 Como é pressuposto, foi também efetuado um convite a um deputado da Assembleia da República, tendo estado esta representada na nossa escola, no dia 10 de dezembro, através da Deputada do Partido Social Democrata, a Dra. Conceição Ruão.  

                A Deputada perante uma plateia repleta de público jovem representante das listas participantes no programa e de professores acompanhantes, teve oportunidade para explicar, genericamente, os moldes de funcionamento do Parlamento, nomeadamente a constituição do órgão, a representatividade dos vários partidos políticos, a intensa atividade desenvolvida pelas múltiplas comissões e as sessões do plenário e o processo de elaboração e preparação de leis. Houve ainda tempo para a Dra. Conceição Ruão dialogar com os jovens alunos que colocaram à palestrante uma série de questões de carácter prático sobre assuntos relativos às competências e atribuições dos deputados, assim como aspetos que se prendiam com a atual conjuntura económica e com os esforços que os portugueses estão a encetar para enfrentar este flagelo.

                A sessão escolar pautou-se por valores democráticos de excelência. Os trinta e um jovens deputados tomaram posse numa cerimónia em que esteve presente a Diretora do Agrupamento, Dra. Olinda Pinto. Numa verdadeira sessão plenária os jovens deputados empossados apresentaram e defenderam de forma acérrima as medidas a aprovar. 

                No que se refere a sugestões deixadas pelos alunos para a discussão política a decorrer previsivelmente no próximo ano no âmbito do Parlamento dos Jovens, foi unânime o tema: " "O papel da Escola Pública ".

Foram nomeadas para representar a escola na sessão distrital as deputadas, Paula Coelho e Joana Neto e a jornalista Joana.

                Rumo ao Porto, confiantes no seu engenho e arte, as nossas alunas fizeram ouvir, trouxeram o bilhete para a sessão nacional e o aditamento de uma medida do nosso projeto no projeto de recomendação distrital.

                Uma vez mais, o Agrupamento está de parabéns!

                Gostaríamos de deixar um elogio a todos alunos e professores, em especial aos diretores de turma, que contribuíram para o sucesso deste programa.

 

 

 As coordenadoras

 Cristina Santos

 Emília Neto

Actualizado em Quinta, 07 Março 2013 13:32
 

Agenda Semanal

AGENDA SEMANAL

 

CONSULTA ONLINE

app webcalendar 240px


bottom
top

Recentes


bottom

Produzido em Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, linux hosting. Valid XHTML and CSS.